Dois Caminhos a Seguir...


Em nossas vidas, somos obrigados a tomar decisões a todo momento, devemos fazer escolhas todos os dias, optando por um caminho e deixando outros. Sabemos também que somos imperfeitos e estamos propensos muitas vezes a escolher caminhos que nos trarão infelicidade.
Uma das características da palavra de Deus, a Bíblia, é que mesmo uma história que já conhecemos, se lida e estudada novamente, pode nos ensinar novas lições e trazer outras perspectivas sobre um mesmo ponto. Assim faremos com a história do filho pródigo.
Muitos podem chamar o filho pródigo de tolo, insensato, inconsequente; contudo, por vezes tomamos decisões idênticas a dele. Ele vivia uma vida na fazenda e sabia que a cidade poderia lhe oferecer prazeres, alegria e felicidade; Assim pediu dinheiro a seu pai e foi de encontro a esses sentimentos.
Quantas vezes em nossa vida partimos nessa busca por prazeres e felicidade imediatos? Em festas, alimentos, roupas, empregos, relacionamentos; pegamos nossos dons, riquezas, saúde e tudo quanto temos e gastamos nessas coisas, afim de nos sentirmos bem, ficando em paz com nosso ego.
Mas o ego e insaciável! Quanto mais o alimentamos mais ele vai querer de nós, e não temos o suficiente a lhe dar. Então acabam os prazeres, a alegria e a felicidade. O filho  pródigo desfrutou os prazeres, deu tudo o que tinha pra se satisfazer, até que sua riqueza acabou. Agora o que lhe restou? Comer junto aos porcos.
(…) Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.“ Tiago 4:4
Quando escolhemos um caminho que não é de Deus, automaticamente estamos nos submetendo a Satanás, nos tornando inimigos de Deus. O filho pródigo em sua insensatez, estava optando por um caminho do inimigo de Deus. Quando andamos por um caminho que não é o ideal de Deus, não importa o que fizermos, podemos escolher ir para todos os lados, podemos tentar nos alimentar junto aos porcos, nos rebaixaremos ao mundo, não seremos felizes.
O filho pródigo tentou solucionar seus problemas sozinho e permanecer na cidade, mas não teve sucesso, estava humilhado, passando por infelicidade que nunca havia experimentado na fazenda de seu pai.
Qual foi a solução para o filho? Qual é a solução quando optamos por um mal caminho? O filho pródigo percorreu de volta todo o caminho que da cidade a fazenda de seu pai. Assim, também podemos renunciar as más escolhas que fizemos e voltarmos ao ponto de partida. Não devemos pensar que é fácil, afinal, quanto mais prosseguirmos no erro mais teremos que andar para voltar; na volta estamos sempre mais cansados, desmotivados e humilhados pelas consequências de nossos atos. Mas assim como o filho pródigo tinha um pai amoroso o esperando, nós temos Deus pronto a nos mostrar e guiar no caminho correto.
Ás vezes optamos por caminhos aparentemente mais fáceis, e caímos na mesma cilada que o filho pródigo; se o caminho da justiça e do que é certo as vezes parece difícil, não devemos temer. “Devemos escolher o que é direito porque é direito, e deixar com Deus, as consequências” Ellen White, O Grande Conflito, p.203
Será que sempre que optarmos pelo mal caminho iremos conseguir voltar? Será que teremos coragem e determinação para isso? Teremos arrependimento genuíno?
O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.“ Provérbios 22:3

Mudança = Oportunidade

texto Original via - Decidiserfiel.com

Comentários

Postagens mais visitadas