Gamer Over - Casamento!!

Por Fabiana Bertotti
"Não gosto de ver pessoas desaconselhando jovens a se casar ou fazendo piadas do tipo game-over (quem não viu a famigerada camiseta?!).

 Fico pensando quem são estes que desanimam outros: pessoas frustradas que por não saber guiar o próprio casamento, pensam que todos são fracassados como ele, ou invejosos que com medo de ficar sozinhos no mundo dos solteiros estimulam outros a não mudar de estado civil? Afinal, pior do que se dar mal é se dar mal sozinho, não é?!

Homens parecem ser mais avessos à ideia de compromisso e a sociedade criou o mito de que casar é perder a liberdade, o futebol ou a conversa com os amigos e trocar tudo isto por passeios no shopping pra ver sapatos ou filmes românticos com pipoca. Daí parece caber às mulheres o papel de caçadoras, fazendo de tudo, tudo mesmo (!) pra convencer o moço a subir ao altar.
Claro que com estes estereótipos aumentam o número de divórcios. Mais um argumento a favor de quem não quer casar. Fato é que, a despeito de todas as tentativas em contrário, o número de casamentos também aumenta a cada ano. No ano passado o número de casamentos subiu mais de 7% e o de divórcios teve uma queda de 3%. Prova de que o sonho não acabou e a instituição dita falida por alguns, continua mais viva e vigorosa do que nunca. Está aí a indústria do casamento (vestidos, decoração, foto, vídeo, cerimonial) que não me deixa mentir.
Não. Casamento não é loteria do tipo que só sortudo se dá bem. É planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. Só esquenta a cabeça depois do ‘sim’ quem não gastou neurônios antes, escolhendo o parceiro. E isto acontece com muita frequência, já que os olhos são mais usados que o cérebro na hora da seleção.
Quero apresentar algumas boas razões pra casar e assim vocês podem dar aquele suspiro de alívio por fazer o melhor negócio e os que ainda estão fugindo, podem ficar com razões bem científicas do porquê esta cerimônia é ainda a melhor união que o ser humano faz na vida.
Por que casar?
1 – Porque economiza. Aumenta a receita sem dobrar as despesas e os ativos geram dividendos bem lucrativos em longo prazo. Sei que não é romântico, mas deve-se levar isto em conta. Os salários se juntam e não se paga mais dois aluguéis, nem duas contas de nada. Com alguma conversa dá pra ter um só carro e comendo em casa – outra benção da união – dá pra economizar bem nos restaurantes e lanchonetes. Sem falar que comendo melhor, tem mais disposição, saúde e o trabalho vai render, melhorando o desempenho, fazendo o chefe perceber e o aumento de salário está logo à frente. Também param os gastos com presentes caros pra conquistar, já que agora é mais conversado. Lá em casa mesmo o presente de natal pode virar jogo de cama, tapete, móveis. É bem econômico, pode crer! Os sonhos de construir as coisas abraçam os dois que, com metas definidas, juntam forças.
2 – Porque valoriza o passe. Sabe aquele imóvel que mesmo sem querer vender ficamos felizes porque vale mais? É assim quando casamos. Quem já não ouviu pessoas dizerem: “Os homens bons já estão casados e se estão solteiros é que problema têm e ninguém quis”? As mulheres que riem, saibam que o ditado também é cruel conosco, pois o encalhado é mais conjugado no feminino e as línguas malditas adoram um comentário. Talvez alguns já tenham vivido a experiência de ficar sozinho um bom tempo procurando um namorado ou namorada e assim que acha, aparecem outros tantos. É sempre assim, as pessoas querem o que já foi testado. Não gostam muito de arriscar. Nenhum preconceito, mas todos desconfiam de um cara com 60 anos e ainda solteiro. A sociedade e as empresas valorizam mais quem é casado. Até o seguro do carro e os juros do banco são menores. Consideram de menor risco. O homem é visto como promissor e a mulher tem mais respeito e valor. Não sou eu quem digo. Está nas pesquisas e nos jornais.
3 – Faz bem pra saúde. Está provado! Pessoas casadas vivem mais, melhor e com menos ansiedade. Acabou a agonia de escolher a melhor roupa pra impressionar naquele encontro , a dúvida se o outro gostou ou não, as tentativas de descobrir onde ela vai, pra simular um encontro casual e aquela falta do que fazer no sábado à noite. As conquistas são outras e bem gostosas, por sinal. Falando ainda em saúde, os casados comem mais alimentos saudáveis, já que a vida de solteiro invariavelmente passa por fastfood. Com isto diminuem índices de colesterol, triglicérides e até a pressão arterial. Os casados são menos suscetíveis a brigas violentas e acidentes de trânsito além de dormir mais cedo que os solteiros. Viu, quer melhorar a saúde em 2011? Case!
4 – Para ter um parceiro pra vida. Chega uma hora que pai e mãe continuam importantes, mas não servem mais para alguns passeios, para uns planos, para algumas viagens loucas nem pra certas conversas. Os amigos são demais, mas também não preenchem tudo o que precisamos numa altura da vida. É um momento em que precisamos de alguém pra chamar de “meu”. É aquela pessoinha no mundo que te entende com um toque, um gesto ou um simples olhar. É a pessoa que vai chorar quando você chorar ou vai rir só pra te deixar feliz e animar. É quem vai assistir a um jogo de futebol ao seu lado, mesmo achando a coisa mais chata do mundo, mas pra ficar juntinho. É aquele que vê filmes românticos ou gasta horas atrás de você enquanto escolhe sapatos no shopping. É quem faz uma comidinha gostosa, quem carrega no colo ou ajuda a preparar um sermão de casamento. Sabe aquele alguém pra quem queremos contar primeiro uma novidade ou em quem pensamos quando algo bom acontece? Pois bem, não é amigo, não é pai, mãe ou irmão. É esta pessoa com quem você casa. Uma ligação eterna e santa, que também traz muita alegria.
5 – Porque foi um dos mais nobres e completos presentes que Deus te deu. Anjos não se casam. Não tem jeito, este presente foi feito para o homem. É de uma nobreza incrível e no ato de se juntar e procriar, pode ser comparado ao próprio Deus. O casamento não é só um rito social, é um rito santo e santificador. O próprio sexo, que Satanás tenta desvirtuar, é uma prova do amor de Deus, uma ação de presente para quem casa e por usar o presente antes do ritual, muitos roubam do casamento a magia que Deus colocou. E está aí, sexo, outro bom motivo pra casar, já que o apóstolo dizia ser melhor casar do que ficar se abrasando, se esquentando por aí. Esta unidade que o casamento traz é sublime, única e especial. É como um abraço do pai, por isto mesmo ele cuida tão de perto das nossas escolhas, se permitirmos.
A última e mais importante razão está no texto bíblico que afirma: “Quem não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor”. É deixar o amor de Deus inundar o casal que vivia cada um para o seu canto, cada um com sua vida e num instante se olham, se aproximam, se conhecem e são tomados pelo próprio Deus, pois Ele é amor. Mágico, não acha? Porque Deus amarrou e emaranhou-se sobre estas duas vidas é que nos casamos, para completar a obra que Deus começou a fazer, pois o amor que só vem de Deus, cresce à medida que cultivamos… é por isto que casamos."

Comentários

Postagens mais visitadas