Não Entendo os Adultos...


Por que tiram as flores das plantas para deixa-las murchar num vaso?
Por que dizem que gostam dos passarinhos mas os prendem em gaiolas?
Por que pintam todas as coisas de cinza e enchem o céu de antenas, chaminés, caixas-d’água e torres?
Por que não deixam o Sol entrar em casa (dizem que estraga os móveis)?
Por que não me deixam tocar tudo o que é bonito e colorido?
Por que não me deixam caminhar descalça nem chapinar sob a chuva?
Por que põem nomes complicados em todas as coisas simples?
Por que enchem a casa de cristais, porcelanas e outras coisas que se quebram?
Por que quando pergunto alguma coisa me respondem que sou muito pequena ainda, mas quando choro dizem que já sou grande e não devo chorar?
Por que dizem que não têm tempo para nada, mas conversam o tempo todo?
Por que me compram lindos brinquedos, mas não querem que eu brinque com eles para não os estragar?
Por que desobedecem as leis que eles mesmos criam?
Por que querem ter cargos importantes só para ficar o tempo todo sentados numa cadeira?
Por que se desgastam a vida toda para conseguir dinheiro e quando o têm malgastam?
Por que não sentem o prazer de perder tempo observando as coisas, correndo ou saltando pelos campos e bosque?.
Por que pedem até licença para rir?
Por que não veem graça em passear numa carroça?
Por que me fazem dizer versinhos que eu não entendo?
Por que me obrigam a ser simpática e beijar a pessoas que não conheço e me repreendem por conversar com um desconhecido?
Por que estão sempre muito ocupados para responder-me uma pergunta ou contar-me uma história?
Por que quando me porto mal ameaçam aplicar-me uma injeção, e quando estou doente dizem que faz bem toma-la?
Por que se preocupam tanto em parecer bonitos e sérios?
Por que dizem mentiras e eles mesmos creem nelas (além disso, pensam que não o percebo)?
Por que dizem que sou medrosa, mas eles mesmos falam de monstros e fantasmas?
Por que existem que eu seja bom, mas me presenteiam com revólveres, dardos, flechas e espingardas de pressão?
Por que me castigam quando brigo com meus colegas, mas pelejam entre si e se matam?
Por que se esquecem das coisas que eles tanto gostavam quando eram pequenos?
Por que quando cometo um pequeno erro já dizem “não gosto mais de você”?
Por que se imaginam importantes só pelo fato de ser grandes?

 (Mônica Casarramona)

Comentários

Postagens mais visitadas