Felicidade...Ser ou Ter??



Viver feliz neste mundo parece algo impossível. Sempre que analisamos este assunto acabamos por concluir que enquanto estivermos neste mundo teremos apenas momentos felizes, pois diante de tanto sofrimentos e dificuldades vivenciados no dia a dia seria impossível sermos realmente felizes.
Mas, o que é felicidade? A felicidade está em termos ou sermos? Qual é a diferença?
Quando o objetivo é ter. A busca é externa. Muitos buscam a felicidade em um bom emprego, um carro novo, uma casa confortável, viagens, roupas de marca, aparelhos eletrônicos de ultima geração, um curso superior, mestrado doutorado, namoro, casamento etc. As conquistas são importantes para o crescimento, maturidade e satisfação do ser humano, o que não é viável é focar a felicidade só nessas conquistas. Ter felicidade em momentos especiais é passageiro, é gostoso, mais não é duradouro. Nunca concluímos que o que temos é o suficiente para a nossa felicidade. Trabalhamos para comprar um fusca e quando conseguimos, queremos um gol. A casa com o tempo fica pequena, os moveis estão velhos, as roupas estão fora de moda, as coisas, não nos atendem, as pessoas decepcionam. O príncipe vira sapo, a princesa vira um ogro.
Ser feliz é diferente de ter felicidade. É sentimento. Vem de dentro, é o estado prolongado, alimentado, é calmo, pacífico. A verdadeira felicidade está em Deus, em saber valorizar as suas bênçãos e ter um coração agradecido. Após alguns dias de muita chuva e frio, aprendi a valorizar mais o sol. Às vezes buscamos com tanto afinco a felicidade que ela vem e passa e não percebemos. Já ouviu aquela frase, “eu era feliz e não sabia”? Então?
Na verdade, só depende de você. Escolher ser feliz mesmo que o caminho seja acidentado, mesmo que a noite esteja escura, mesmo que haja tempestade, mesmo que as pessoas nos decepcionem, mesmo que as lágrimas rolem. No jardim sempre haverá flores e espinhos. Colham as flores e deixem os espinhos, é possível que ao colhê-las você se fira em algum espinho, mas ainda assim, pela beleza e perfume das flores vale apena. Não fique com todas pra você, compartilhe, felicidade compartilhada é mais duradoura.
Se quer ser feliz realmente precisa aprender a conviver com a falta, porque ninguém nunca vai ter tudo. Muitas vezes, queremos tanto algo novo que não desfrutamos do que temos. A felicidade não pode estar focada no objetivo alcançado.
Escolha ser feliz porque Jesus te ama! Por estar vivo, por sentir calor ou frio, por poder ajudar a alguém, e principalmente por ser filho de Deus. Aprenda a desfrutar os momentos agradáveis. Acredite que a vida vale apena, apesar dos desafios, das incertezas e das lágrimas.
Se houver necessidade, flexibilize para mudar o caminho escolhido. Não há vergonha em retroceder.
Não perca tempo olhando para traz e se lamentando pelo que você fez de errado, olhe para frente.
Admitir o erro, pedir perdão, dizer eu te amo, são ferramentas usadas por quem decidiu ser feliz.
Ser feliz aonde? No lugar em que você está. Ser feliz quando? Hoje. Tudo o que temos é o presente, o passado já foi, o amanhã pode não chegar.


Medite:
“O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz”. Provérbios 16:20
“Feliz é aquele que transfere conhecimento e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)
“Se você deseja ver um homem realmente feliz, o encontrará construindo um barco, escrevendo uma sinfonia, educando um filho, cultivando dalias em seu jardim.
Ele não estará procurando por felicidade, como quem busca o botão do colarim que rolou para debaixo do radiador. Ele estará ciente de que sua vida é feliz cada momento das vinte e quatro horas do dia”. (Lillian Eichler Watson)
Boa sorte! Felicidade a todos nos braços de Deus.

Por Edir lira em: http://goo.gl/6nHny

Comentários

Postagens mais visitadas